MENSAGEM  ATUAL

  HOME

 

                                           A Mente Humana...

      Este é um espaço para matérias, artigos, curiosidades, dicas, etc..., sobre a mente humana que certamente nos ajudará certamente...

 

                    Para Utilizar Melhor o Cérebro..

 Uma má alimentação, o stress e os poluentes ambientais, danificam as células frágeis do cérebro. Já  o    consumo    de álcool e muitos medicamentos podem levar a perda de memória. Cada vez  mais     crianças    estão   mostrando dificuldades comportamentais e de aprendizagem relacionadas à exposições a poluentes, o que persiste    na    vida adulta.

                                                        O Alimento Saudável para o Cérebro 

 O cérebro usa 20% da energia do corpo e necessita de constante oxigenação, oriunda da corrente sangüínea, usando cerca de 25% do oxigênio inalado. A fisiologia cerebral é altamente complexa e   tem o    poder     de    influenciar-nos completamente.

 Os neurônios, são essenciais no cérebro, pois podem criar atividades cerebrais especificas e nesse procedimento   a boa condição da proteína e membranas celulares baseadas em lipídios é primordial  para seu bom funcionamento.

 Mudanças nas membranas celulares são continuas e são afetadas    pelas     emoções, alimentação     e     sistema imunológico, podem dara origem a doença(s). 

  Uma alimentação  saudável  leva os neurônios ao equilíbrio químico.

  O cérebro precisa do fígado e sistema gastrointestinal  saudáveis, para    absorver      nutrientes      dos     alimentos corretamente e encaminhá-los ao cérebro, e assim remover toxinas e beneficiar o sistema imune.

  O Omega 3(importante ácido lipídio para a saúde  cardíaca),auxilia nosso  cérebro,    sendo que, encontra-se     nos peixes  de água doce, no salmão, anchovas, sardinhas e      outros      peixes. Deve-se comer peixe no mínimo    três vezes por semana.

  Os Óleos de oliva e de semente de linho, são boas fontes de ácidos graxos omega 3.

  O  leite humano, promove inteligência aumentada nas crianças.

  As vitaminas do complexo   B     beneficiam o sistema imune e o cérebro, protegendo tecidos nervosos da oxidação, aumento da memória e isolando as células nervosas. Nosso corpo precisa de vitamina B, encontrada, na carne, pasta de grãos, arroz, germe de trigo, feijão e castanha.

  O    cérebro    pode    sofrer oxidação, através  dos radicais  livres, que atingem e danificam as membranas celulares, proteínas     e      o      código      genético, causando      envelhecimento  e doenças, sendo que, os antioxidantes   os neutralizam(vitaminas C, E, carotenoide e o selênio  mineral, encontrados, na    laranja, cenoura, batata doce, couve  e espinafre, a vitamina C, nas frutas cítricas e vegetais como brócolis e pimenta,a vitamina E, existente em sementes   e castanhas, bem como o feijão e óleos vegetais e  o selênio, nos frutos do mar grãos e castanhas do Pará).

                                                           Continuando Saudáveis...

   Desejamos um cérebro  saudável , veloz e eficiente, hoje e no futuro.

   A      primeira      refeição     (café da manhã)    deve ser a  mais importante, sendo que, precisa   ser     baixa     em gordura, carboidratos e açucar e, repleta de  proteína, devendo-se comer inicialmente a proteina,  e     em       seguida, carboidratos. O essencial é utilizar alimentos ricos em proteínas que   atingem      primeiro o  cérebro, seguido    pelos aminoácidos, com efeitos relaxantes,  fortalecidos pelos carboidratos.

 Evite a cafeína, pois  pode gerar  estresse, ansiedade e irritabilidade e ser danosa para a saúde em  geral. Já o  álcool diminui a função cerebral e deve ser evitado, uma vez que dificulta  uma boa performance ou concentração.

 O exercício físico, apropriado e bom sono,  auxiliam na regeneração e revigoração de nossa mente, sendo que a forma que nos alimentamos pode  ajudar a melhorar nossa inteligencia, que poderá  levar nossas  atividades     mentais     ao sucesso e melhora equilibrar  nossas emoções e comportamento.

 A  Fosfatidilcolina, contida nos produtos da soja e lefitina são excelentes para a memória Cerebral.

 A Ginko biloba (erva) aumenta o fluxo sanguineo e oxigênio ao cérebro.

 A Gotu cola (erva), gera energia cerebral, aumentando o estado de alerta. 

                                                                 Nósso Cerebro...
  Nosso    cérebro e nosso sistema nervoso é aparentemente semelhante  em todas as pessoas, o  que    difere,    é como o estamos alimentando, ou seja,  como o estou  programando. São    conhecidos, atualmente, as    seguintes formas de programação cerebral:

1 - a programação genética ( o instinto );       

2 - programação sócio-cultural ( família, amigos, escola, trabalho, líderes espirituais e políticos,   livros,     cinema, TVs, etc.);

3 - a auto-programação ou a programaçâo feita por você em você mesmo.

   Na primeira você não tem nenhum controle; na segunda, tem controle parcial; e na terceira programação    você tem controle total.

   É fundamental que você saiba, conscientemente, controlar o  terceiro    tipo    de    programação, ou    seja,    a auto-programação..

   As informações adquiridas através da leitura, podem, eventualmente, atingir seu subconsciente sem  parar   pelo crivo do consciente analítico e bloqueador. Esta prática permite, sem grande esforço, implantar em  seu    sistema automático perseguidor de objetivos uma programação incrivelmente poderosa e geradora de   ação. O    grande objetivo da educação não é apenas o saber, mas a ação.

   Um  dos maiores Mestres de nosso tempo e um gênio na Arte de Viver, formalizou com  incrível    simplicidade este princípio quando ensinou: "Pedi e vos será dado; buscai e achareis; batei e vos será  aberto. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, acha; e ao que bate, se abrirá."

    Hoje, em plena era da informática, com a consequente revolução da comunicação, estamos    compreendendo esses eficientes recursos que temos inerentemente dentro de nós.

                                                                 MEMORIZAÇÃO...
   Antes de estudar faça alongamento ou uma rápida caminhada para criar disposição..

   Procure um lugar calmo, com boa ventilação e iluminação, evitando barulhos, pessoas, preocupações, conflitos. 

   Tenha um tempo de descanso e lazer.  Reconheça seus limites.

   Durma bem. No sono o cérebro "salva" o conhecimento novo. Para dormir bem deverá evitar:  fumo,  bebidas alcoólicas, cafeína, refeições pesadas antes de dormir, preocupações, bem como, tenha uma boa alimentação.

   Lembre-se não existe hiper-memória,  super gênio, etc.... Os campeões de notas nos vestibulares,    concursos públicos e faculdades   são aqueles que estudam muito.

   Jamais estude deitado, leia sentado com postura inadequada, leia sem objetivo definido, leia muito  sem    fazer pausas para descanso.

   Organize seu tempo de estudo. Estabeleça metas diárias, semanais e mensais. Faça esquemas por  escrito,    a atingir até a(s) prova(s). Concilie estudo , com  trabalho e divertimento. Descubra em que horário pode    render mais. Manhã, tarde e ou noite.Estudar um pouco todo dia é melhor do que tudo num só dia.

   Mantenha todo o material de estudo organizado ao seu alcance para evitar interrupções.

   Leia    a     matéria     antes da aula para ficar inteirado do assunto, pois  facilita  o  aprendizado, motivando-o a  explicação do     professor. Procure aprender técnicas de Leitura Dinâmica .Vocë poderá fazer ainda  uma leitura antes da aula. Ler antes da aula gera dúvidas que ajudam a manter a   concentração para tentar elucida-las.

  Faça uma leitura geral do texto antes do estudo minucioso. Não grife nada nesta fase, pois objetiva   apenas    a visão geral do assunto.

  Pergunte:: sobre o quê é o assunto? Qual sua importância  ou     aplicação? Como   é    ou     funciona? Quem   disse? Quando     e      onde      aconteceu? De que forma  a    informação      se     relaciona    com as demais?   Quais     as     semelhanças e diferenças? Que conclusões tirar? O que é importante e o que     é     secundário?     Faça     possíveis perguntas que podem ser feitas nas provas.

  Sublinhe os tópicos mais importantes para facilitar a criação de resumos, esquemas e as revisões.Sublinhar gera concentração.

  Leia e releia em voz alta tentando explicar o assunto para si próprio ou para alguém, repentindo-o se o  assunto for difícil. Faça perguntas e as responda para ver se  aprendeu o assunto.

  Nas matérias Exatas faça diversos exercícios.

  No outro dia procure lembrar do que estudou. Se não lembrar, estude de   novo. Faça     revisões     regulares. Recapitule o que foi dado em sala de aula no máximo 24 horas depois. Sem      revisão      não  há memorização duradoura.

  Faça     intervalos     de     10  a 15 minutos a cada 50 ou 60 minutos de estudo para evitar a fadiga e a falta de concentração. Recompense o final     da      jornada de estudo ( manhã, tarde ou noite toda ) escutando música, namorando, conversando com amigos.

  Varie a matéria para manter a concentração.

  Torne o estudo um processo ativo: busque relações,veja implicações,encontre sentido,detecte lógica,compare, filtre, julgue, selecione, classifique, ordene, faça resumos ou esquemas, envolva-se, crie desafios, supere limites, interaja com o conhecimento, converse com o autor, imagine, invente, recrie, enxergue vantagens, experimente, teste, escreva, ensine o que aprendeu, solucione problemas com o novo conhecimento, questione,  critique      e opine.

   Tenha o máximo de atenção nas aulas para economizar tempo de estudo em casa.Como ficar ativo em   sala? Anote os pontos principais na forma de palavras-chave enquanto o professor fala. Ao final da aula tente lembra delas. O ato de anotar mantém a concentração. Não escreva o tempo todo, apenas anote o essencial.

   Conheça técnicas de memorização especiais, que o levarão a  economizar muita energia ao estudar.     Assim como os atletas usam técnicas para render mais, os campeões nos estudos também conhecem     técnicas     de estudo.

   Faça seu plano de estudo combinando estratégias, técnicas, artifícios e ritmos adequados ao seu estilo de vida.

                                                           RETORNAR