MENSAGEM   ATUAL

IR PARA A PÁGINA RELIGIÕES

IR PARA A PÁGINA INICIAL

  

DEUS É AMOR   

No dia 03 de Junho de 1962, foi fundada a Igreja Pentecostal "Deus é Amor", pelo Missionário DAVID MARTINS DE MIRANDA.   

Segue abaixo uma relação de doutrinas, usos e costumes que, dentro da Igreja Deus é Amor, são às vezes a causa de muitas confusões, pois infelizmente lhes faltam  estrutura teológica:

SECTARISMO

 Sectarismo significa: partidarismo ou espírito de seita (dicionário Língua Portuguesa – Carvalho). Esse partidarismo é patente dentro da referida Igreja, pois muitos se consideram possuidores da “sã doutrina”. Orgulham-se de ser a Igreja certa e quando chamam alguém de irmão é para levá-los para sua igreja. Aprenderam essa tática com os programas radiofônicos do seu líder, David Miranda, que berra pelas ondas do rádio: “Meu irmão espírita, católico, livre pensador e evangélico... participem conosco da corrente da libertação...”. Os evangélicos, de acordo com a “Deus é Amor”, estão no mesmo patamar dos Espíritas e Católicos, ou seja, estamos perdidos. A “Deus é Amor” é boa em convidar os outros evangélicos para as suas conferências, mas chegam a proibir terminantemente que seus membros participem de qualquer evento evangélico que esteja ocorrendo na cidade e chegam até a ameaçar o irmão que insistir em visitar uma conferência de outra denominação. Mas chegam a fazer apelo para evangélicos passarem para seu ministério em seus congressos.

- POSSUEM MUITOS USOS E COSTUMES DE HOMENS E AS COLOCAM COMO DOUTRINAS: Leiamos a Palavra de Deus:

“Se morrestes com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos sujeitais ainda a ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: não toques, não provem, não manuseies (as quais coisas todas hão de perecer pelo uso), segundo os preceitos e doutrinas dos homens? As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria em culto voluntário, humildade fingida, e severidade para com o corpo, mas não têm valor algum no combate contra a satisfação da carne”. (Colossenses 2:20-22).

         Literalmente é o que vemos na Deus é Amor, os membros são obrigados a se submeterem a todo tipo de práticas extrabíblica. Certa feita um irmão me contou o seguinte: “Era uma ceia e de repente o presbítero diz que sentiu a direção de Deus e quem estivesse usando desodorante cheiroso não iria tomar a ceia naquele dia e ainda ficaria de disciplina. Depois disso o homem saiu cheirando pelos corredores e quando achava algum executava a sentença”. Isso não é praticado por todo o ministério, mas dá para mostrar o despreparo bíblico/teológico de seus pastores.
 

         Quando tratamos do assunto “Uso e Costumes” é preciso levar alguns fatores em consideração:

a)     Os costumes do povo que habitavam na região citada, pois a Bíblia citam vários costumes: pagãos e judaicos.

b)     O tempo ou ano em que foi escrita tal passagem. Veja, na época da história de Judá (Gênesis 38:14-15) certa mulher disfarçou-se de prostituta cobrindo-se com o véu, mas na epistola de Coríntios cap.11:6, nos tempos de Paulo, o véu era sinal de santidade para os Coríntios (isto será visto mais tarde na doutrina do cabelo). Como entender isso se não levarmos em conta o fator histórico e as culturas locais?

c)     Observar qual era a mensagem central do escritor bíblico, pois não devemos tirar apenas um verso de um texto, mas analisarmos todo o seu contexto.

d)     Devemos ter em mente qual foi a dispensação (período em que Deus usou para julgar o seu povo) em que foi escrita tal escritura.

e)     Devemos entender que os fatos históricos e culturais devem ser aproveitados na ótica social de nossos dias. 

         Em posse de tais informações, que são adquiridas através de estudo sistemático das escrituras, podemos tirar algumas conclusões. 
          

PRATICAM O DIALOGO COM OS DEMÔNIOS:

A Bíblia é clara, o Diabo e seus demônios são mentirosos e neles não há verdade (Jo.8:44) e que nos últimos dias, alguns religiosos, dariam ouvidos a espíritos de demônios. Leiamos:

 “Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios”. (ITm4: 1)

“Mas Jesus o repreendeu ( o demônio), dizendo: Cala-te, e sai dele”.(Mc. 1:25).

Ficar conversando com demônios não é recomendável e nem neotestamentario.  Há sempre o perigo de estarmos sendo enganados pelo inimigo. Veja, o próprio Senhor Jesus não dava lado para esses espíritos imundos e os mandava sair logo de uma vez. Quando oramos pela libertação de uma pessoa quanto mais rápido melhor. Devemos entender que para o possesso aquela situação é constrangedora e sofrível. Devemos nos preocupar com o estado do endemoninhado e usarmos toda nossa fé e empenho para a libertação ocorrer rapidamente. O que vemos, entretanto na prática, é muito triste. Pessoas sendo arrastadas por corredores enormes e as vezes até de joelhos, iniciando assim o diálogo com o demônio. Nesse período a pessoa fica cansada e até machucada pela luta corporal que acontece. Muitas vezes tudo isso poderia ser resolvido através do exorcismo efetuado por algum obreir fiela DEUS em  nome de Jesus. Tudo isso poderia ser evitado com amor e carinho e sem abuso da autoridade que Deus nos dá, mas preferem o sensacionalismo.

USA DE MANEIRA EXAGERADA E ANTIBÍBLICA O DOM DA PROFECIA:

Na “Deus é Amor” o Dom da profecia é usado, quase sempre, como se usa a adivinhação nas religiões esotéricas. Isso é mal, pois as pessoas não estudam  a Bíblia, pois como na “Congregação Cristã do Brasil” os membros da “Deus é Amor” vão em busca de “profecias” de uma maneira equivocada. Por isso desprezam também o estudo sistemático das Escrituras e se colocam como “os pequeninos que o pai revela as coisas”, mas que na verdade estão sendo enganados pelo inimigo  – o diabo. 
          
 
O MELHOR PROFETA COM A MAIS LINDA PROFECIA

O cristão precisa ter em mente que o melhor profeta é a Bíblia sagrada e a melhor profecia é o que nela está escrito. Todo servo do Senhor que ler e estudar a Palavra de Deus com um espírito sincero o Espírito do Senhor lhe revelará a Divina vontade. O nosso conselho é que você tome cuidado com tantas “profetadas” que sai por ai. Há muitos açougueiros ou profetas carnais que mandam o povo fazer filas e começa a dar profecias à revelia. 
 

PROFECIA OU INVENÇÃO?

 Não queremos fazer julgamentos descabidos, mas há certas profecias que são parecidas como as previsões dos astrólogos na virada do ano, vagas e aplicáveis em qualquer circunstancia. Por exemplo: dor de coluna, dor de cabeça, dor no globo ocular, dor nas juntas, dor no corpo, problemas conjugais, problemas familiares, desemprego, dividas a serem pagas... e coisas do gênero. É lógico que em uma reunião sempre terá alguém com alguns dos problemas acima; é ai que começa a manipulação da verdade. Certos profetas começam a receber “revelações” de que tem gente naquele recinto com dor na coluna, dor nas costas... E dizem que Deus está revelando. Quando oram pelas pessoas e nada acontece, jogam a culpa em cima do ouvinte e argumentam que a cura não ocorreu por falta de fé da pessoa. Assim eles se intitulam profetas, mas não têm nenhuma responsabilidade naquilo que profetizaram se por ventura a profecia der errado.São profetas do óbvio, e isto não se aplica somente à Deus é Amor!

 
.....Vejamos então como discernir se um profeta e sua profecia são de Deus ou não.

COMO DISCERNIR UM PROFETA E SUA PROFECIA

- PELOS FRUTOS QUE O PROFETA APRESENTA NA SUA VIDA. OBSERVE A SUA MANEIRA DE VIVER - LEIA: S.MT.7:16-18

“Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos; porém a árvore má produz frutos maus. Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má dar frutos bons”.

- A PROFECIA QUE SAIU DA BOCA DO PROFETA GLORIFICA A CRISTO?   SE NÃO GLORIFICAR NÃO   PROVEM   DELE. LEIA: JO. 16:14 E AP.19:10

“Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará”. “... adora a Deus; pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia”.

- A PROFECIA CONCORDA COM A PALAVRA DE DEUS, POIS TODA PROFECIA ESTARÁ DE ACORDO COM A PALAVRA.  LEIA:  JO.15:7; IJO.14.

“Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito”. “ E esta é a confiança que temos nele, que se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve”.

- VEJA SE A PROFECIA SE CUMPRIU. LEIA: DT. 18:20-22.

“ Mas o profeta que tiver a presunção de falar em meu nome alguma palavra que eu não tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrerá. E, se disseres no teu coração: Como conheceremos qual seja a palavra que o Senhor falou? Quando o profeta falar em nome do Senhor e tal palavra não se cumprir, nem suceder assim, esta é a palavra que o Senhor não falou; com presunção a falou o profeta; não o temerás”.

- MESMO QUE SE CUMPRA, CUIDADO. MESMO CERTAS, HÁ PROFECIAS QUE NÃO PROVÉM DE DEUS. DT. 13:1-5 - NEM TUDO QUE PARECE BOM E ESPIRITUAL É REALMENTE VERDADEIRO.

“ Se levantar no meio de vós profeta, ou sonhador de sonhos, e vos anunciar um sinal ou prodígio, e suceder o sinal ou prodígio de que vos houver falado, e ele disser: Vamos após outros deuses que nunca conhecestes, e sirvamo-los, não ouvireis as palavras daquele profeta, ou daquele sonhador; porquanto o Senhor vosso Deus vos está provando, para saber se amais o Senhor vosso Deus de todo o vosso coração e de toda a vossa alma. Após o Senhor vosso Deus andareis, e a ele temereis; os seus mandamentos guardareis, e a sua voz ouvireis; a ele servireis, e a ele vos apegareis. E aquele profeta, ou aquele sonhador, morrerá, pois falou rebeldia contra o Senhor vosso Deus, que vos tirou da terra do Egito e vos resgatou da casa da servidão, para vos desviar do caminho em que o Senhor vosso Deus vos ordenou que andásseis; assim exterminareis o mal do meio vós”.


Ênfase Exagerada Sobre Dízimos E Ofertas

 Gostaria de deixar claro que as doações são importantes. Essas contribuições são tiradas em todas as Igrejas que realmente crêem na Palavra de Deus. A Deus é Amor de maneira alguma erra em ensinar isso ao povo, entretanto, tudo o que é ensinado de maneira exagerada foge do propósito e padrão divino (Ec.7:16). Certo pastor disse com razão que: “heresia não é totalmente uma mentira, mas um exagero da verdade”. Há, com certeza, fundamentos nessa afirmação fazendo com que nos preocupemos com nossas igrejas e seu nível espiritual. É como nos alimentarmos só com um tipo de comida, por melhor que ela seja, trará prejuízos a nossa saúde, ficaremos sem as vitaminas e proteínas necessárias. No caso da Deus é Amor, suas reuniões, na maioria das vezes, se resumem na mensagem dos “dízimos e ofertas”. Tenho ciência de membros que deixaram de tomar a santa ceia por que seus "cartõezinhos" do dízimo não estavam em dia. Isso é um absurdo! Devemos ensinar essas coisas em nossas igrejas, devemos pregar uma doutrina equilibrada.

Veja o que o Senhor Jesus fala: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas” (Mt.23:23). Não podemos dar ênfase em certos mandamentos bíblicos e esquecermos dos demais! 

CONCLUSÃO

Gostaria de frisar que não tenho nada contra a Igreja "Deus é Amor" e seus membros que na maioria das vezes são pessoas simples e boas, mas as suas práticas são antibíblicas e precisam ser corrigidas. Foi com esse propósito que resolvemos explanar alguns pontos sobre a questão. Não frisamos, por exemplo, o escândalo dos Filhos do fundador David Miranda, o qual foi exibido em algumas emissoras de TV, por não levar a nada. Se bem que isto mostra que mesmo aqueles que querem pousar de "mais santos" do que os outros, sempre acabam caindo na armadilha da soberba, e foi esta, justamente a causa da queda de Lúcifer.  

Por: João Flávio Martinez

 

                                                      IR PARA O INICIO DESTA PAGINA                                                

IR PARA A PÁGINA RELIGIÕES

IR PARA A PÁGINA INICIAL