MENSAGEM   ATUAL

IR PARA A PÁGINA RELIGIÕES

IR PARA A PÁGINA INICIAL

 Moonismo


 Recentemente a mídia esteve a divulgar algumas atividades que a Igreja do Reverendo Moon está realizando no Brasil. Conhecida também como Igreja da Unificação  adquiriu em 1994 uma grande fazenda no estado do Mato Grosso do Sul, chamada de Fazenda Nova Esperança. A fazenda tem uma excelente infra-estrutura, e lá são realizados seminários, nos quais os seguidores "aprendem" sobre a importância de se conhecer a "verdade".

   ALGUMAS CARACTERÍSTICAS:

Foi fundada pelo Rev. Sun Myung Moon, em 1954. A "igreja" de Moon tem como base de doutrina o livro "Princípio Divino", escrito pelo próprio Reverendo, o qual é o seu líder internacional. Moon sempre esteve presente em manchetes de Jornal pelo mundo afora, sempre devido a escândalos, como por exemplo quando foi preso nos EUA, por sonegação fiscal (a pena terminou em 1985).
 

Moon é às vezes chamado de Senhor do Segundo Advento por seus seguidores. O Senhor do Segundo Advento é a pessoa que irá completar a missão de Jesus, a qual foi incompleta. Os seguidores são chamados freqüentemente de Moonies.
   Também é chamada de A Igreja da Unificação, ou Associação das Famílias para a Unificação e a Paz Mundial.
 

HISTÓRIA:

   Nascido na Coréia do Norte, em 1920, Moon reivindica ter tido uma visão de Jesus em 1936 na manhã de Páscoa. Nesta visão, Jesus lhe disse "para restaurar o reino perfeito de Deus " ou seja, que Moon seria o que "completaria a salvação dos homens, sendo a segunda vinda de Cristo". Esta primeira visão foi seguida por comunicações com " Moisés, Buda, e outros"
 

   Em 1946, Moon estabeleceu sua primeira igreja, a Broad Sea Church. Estudou também com "Paik Moon Kim, um messias auto-proclamado". Alguns ensinos de Kim, junto com "o elemento forte do messianismo encontrado na religião coreana foram emprestados por Moon, que citou Chung Kam Nok, um texto de uma seita do décimo quinto ou décimo sexto século, para suportar a reivindicação que o messias viria da Coréia "
 

   O nome da igreja foi mudado em 1954 para Igreja da Unificação. Moon mover-se-ia para América em 1959 onde estabeleceu suas matrizes internacionais. Em 1965 um dos eventos mais interessantes da vida de Moon ocorreram. Teve um encontro com famoso Espírita-Médium Arthur Ford. Nesta sessão espírita, foi-lhe dada a informação por Fletcher, guia do espírito de Ford, a respeito de seu destino como um líder espiritual. Estiveram presentes neste serimonialismo oculto, Ford, Moon, Bo Hi Pak (um líder na Igreja da Unificação), assim como a senhora Kim, intérprete de Moon.
 

   Depois que Ford entrou em um transe, Pak perguntou, "Poderia você perguntar-lhe qual é a relação entre a nova era e a missão de nosso líder aqui hoje? " Fletcher respondeu, "ele é um dos que serão o instrumento humano através de quem o Professor do Mundo poderá falar... O Jesus da Galiléia não retornará, não é necessário. O Cristo que se manifestou através dele é o eterno, e ele manifestar-se-á outra vez. Mas uma coisa importante que devemos recordar é que quando Deus quer fazer uma revelação tem que escolher um instrumento humano.... estou falando, mais especificamente de Sun Myung Moon. Eu tenho falado para um grupo de pessoas aqui. Este grupo parece cercá-lo. E o poder que flui através dele, a inteligência, não é apenas um grupo, mas é um grande grupo de pessoas. E vêm todos para se alimentar de sua inspiração e de seu conhecimento, da fonte, a qual parece ser derramada simbolicamente em um poço e de maneira simbólica este poço vem a ser Sun Myung Moon."

   
F
letcher, tendo relatado a revelação, foi questionado por Pak, "você está falando da Nova Revelação; isso significa que você está se referindo ao Princípio Divino escrito por Sun Myung Moon? " Fletcher respondeu, " que é em parte sobre isso, sim, mas Sun Myung Moon não esgotou as capacidades da mente divina. Ele é, e ao longo de sua vida será um canal para a revelação ". Devido aos muitos encontros de Moon com o reino do espiritismo, suas doutrinas são extremamente anti-cristãs.
 

 

 Em 1972, a Igreja da Unificação compra por $85.000 uma propriedade perto de Tarrytown, Nova Iorque, como um centro de treinamento. A igreja compra uma propriedade por $620.000 para servir como residência para Moon, o Reverendo, que adquiriu um visto permanente de residência". A Igreja da Unificação é uma das Igrejas mais ricas na América hoje.
 

   A Igreja da Unificação ligou-se a uma variedade de organizações associadas. Entre estas estão The American Freedom Coalition, Collegiate Association for the Research of Principles (CARP), CAUSA USA, American Leadership Conferences, American Constitution Committee, National Committee Against Religions Bigotry and Racism, Conservative Action Foundation, National Council for Church and Social Action, The Washington Times Corporation, World Media Association, U.S. Property Development Corporation, Atlanta Video, Happy World Inc. assim como numerosas outras.
 

DOUTRINA:

 

           O DESTINO DOS HOMENS: De acordo com a teologia do Moonismo, o destino final dos homens é serem casados e terem uma família perfeita. Isso porém não pode atualmente se realizar por que Jesus falhou, e assim não executou a salvação completa. No Entanto, como comenta Bjornstad, "uma Nova Era teve início em 1960: 'Naquele tempo, a profecia sobre as bodas do cordeiro, que se encontra no capítulo 19 de Apocalipse, cumpriu-se. Assim, o Senhor do Segundo Advento e Sua Esposa tornaram-se os Verdadeiros Pais dos homens" (1960 happens to be the year in which Rev. Moon married his wife Hak-Ja Han). Este messias irá estabelecer a família perfeita, tarefa esta Jesus conca completou. Outras famílias perfeitas serão formadas, as quais irão formar uma sociedade perfeita que se expandirá por todo do mundo." (The Moon Is Not The Son, pp. 62-63).

Através dos casamentos em massa realizados pelo Reverendo Moon, parte deste destino está se cumprindo. Estes casamentos são anunciados em publicações, como o Jornal de Wall Street, pelo fato de suas proporções. "mais de 25.000 casamentos de 120 países ocorrerão como santos matrimônios amanhã, realizados pelo Rev. Moon. Com isto, será quebrado o recorde anterior, também alcançado pelo Ver. Moon, quando em setembro de 1988 ocorreram 6.515 casamentos, abrangendo 83 países, ocorreram nas proximidades de Seul." (24 de agosto de 1992, p. A-1).
 

 

OUTRAS DOUTRINAS:
 

   Moon recentemente se auto proclamou como o Senhor do Segundo Advento, Salvador e Messias.
 

   O Livro Princípio Divino é tido como a maior obra teológica da Igreja da Unificação. Entretanto, nele está contida somente parte da nova verdade. Revelações mais profundas da verdade virão com o passar do tempo.
 

CONTESTAÇÃO BÍBLICA:
 

* Jesus não falhou em sua missão. A crucificação não foi um erro!

"Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer."
João 17:4
 

"Perguntou-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Respondeu Jesus: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz."
João 18:37
 

"Então Jesus, depois de ter tomado o vinagre, disse: está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito."
João 19:30
 

"fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus."
Hebreus 12:2
 

"Mas Deus assim cumpriu o que já dantes pela boca de todos os seus profetas havia anunciado que o seu Cristo havia de padecer."
Atos 3:18

* Temos salvação somente em Jesus, não em um outro messias ou "Senhor do Segundo Advento":

"Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores."
Mateus 7:15
 

"Porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão sinais e prodígios para enganar, se possível, até os escolhidos."
Marcos 13:22
 

"E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos."
Atos 4:12
 

"E o testemunho é este: Que Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida."
1Jo 5:11-12

 Assim, podemos verificar que a doutrina da Igreja da Unificação é anti-bíblica. É na verdade uma miscelanea de doutrinas emprestadas do Budismo, Espiritismo, Hinduísmo mixadas com um falso cristianismo. A Seita também tem características semelhantes às demais, como Testemunhas de Jeová, e mórmons, onde o indivíduo que nela ingressa, é "doutrinado" de forma a "deduzir" as "verdades" pregadas pela seita.

Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema. Como antes temos dito, assim agora novamente o digo: Se alguém vos pregar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. Gl 1:8-9

                     

                             

                                                                                                         IR PARA O INÍCIO DESTA PÁGINA                                            

IR PARA A PÁGINA RELIGIÕES

IR PARA A PÁGINA INICIAL