O PROVEDOR QUE GENTILMENTE NOS FORNECE ESTE ESPAÇO, PODE INSERIR PROPAGANDAS NESTE SITE QUE PODEM NÃO REPRESENTAR O ENTENDIMENTO DA DIREÇÃO DESTE SITE. 

MENSAGEM  ATUAL

IR PARA A PÁGINA INICIAL


 

Resultado de imagem para fitoterapia

 

Nesta página encontram-se a sua  disposição tratamentos  para os mais diferentes problemas de saúde.

 

DIARRÉIA E GASTROENTERITITE

Água de arroz


Água de arroz, o remédio ideal contra a gastroenterite !UsoContra a diarréia e a gastroenterite.


Ingredientes– 30 gr de arroz– 1 litro de água– 1 panela (com tampa)– (Mel)

Preparação– Ferva o arroz por cerca de 30 minutos em uma panela. Cubra a panela com uma tampa para evitar a evaporação da água do arroz.– Retire o arroz (você pode filtrá-lo) e guarde a água.

Posologia– Beba a água de arroz (você também pode adicionar açúcar ou mel)

Notas– A água de arroz tem um efeito anti-secretor no intestino.

Um estudo publicado em 1995 na revista científica The Lancet mostrou a eficácia do arroz, e notadamente da água de arroz, para tratar a diarréia.

 

 

DOR DE GARGANTA, ROUQUIDÃO E SAPINHO(MICOSE BUCAL)

Água salgada


Ingredientes– 1 litro de água– De 1 a 1 ½ colher de sopa de sal.Se você quer fazer apenas uma dose, use uma colher de chá de sal para um copo de águaPreparacion– Misture o sal na água– Ferva a água com sal*

– Deixe esfriar*Você também pode tomar água morna em vez de aquecer a mistura, caso você esteja com pressa.

Neste caso, basta misturar uma colher de chá de sal em um copo de água morna ou quente.

Posologia– Faça gargarejo várias vezes ao dia em casos de dores de garganta. Gargarejos a cada 2 ou 3 horas é recomendado.

– No caso de sapinho, lavar bem a boca durante alguns minutos, não engolir.Notas– Este remédio é muito simples de fazer e muitas pessoas o consideram muito eficaz.

– Assim que você sentir dor de garganta, faça o gargarejo imediatamente.

 

INSÖNIA E DISTURBIOS DO SONO

Alfazema para dormir

Ingredientes: Óleo essencial de lavanda (alfazema) (disponível em farmácias).ou– Flores secas de lavanda.Preparacion– O óleo essencial de lavanda, não precisa de preparação especial ou– Para flores secas de lavanda: coloque em um pequeno saco que permita a circulação de ar (de pano, por exemplo). O saco não deve ser muito apertado para permitir uma boa circulação de dos aromas e essências das flores de lavanda.

Posologia– Pingue, sobre seu travesseiro, cerca de 5 gotas de óleo essencial de lavanda ou– Coloque o saco preparado ao lado de seu travesseiro.

Observações:– Investigadores japoneses demonstraram que cheirar o óleo essencial de lavanda, durante 5 minutos, tem um efeito sobre o estresse, graças a uma redução do hormônio cortisol (o “hormônio do estresse”).– O óleo essencial de lavanda pode induzir o sono e também melhorar sua qualidade.

 

HERPES LABIAL

Alho contra herpes labial


Ingredientes– Alho (cabeças de alho).

Preparacão– Corte um dente de alho em duas metades.

Posologia: Aplicar diretamente sobre as feridas do herpes.

Nota:Ao aplicar, você sentirá espécies de dores no local infectado, sinal de que o alho está “atacando” o herpes. Primeiro há formigamentos, depois redução das bolhas e do desenvolvimento da ferida.

 

PELE SECA

Azeite de oliva para pele seca


Uso:Para pessoas com pele seca, por exemplo, causada pelo frio do inverno ou por lavagem excessiva das mãos.

Ingredientes– Azeite de oliva.

Preparação:Utilize o azeite de oliva tal como ele é, sem nenhuma preparação específica.

Posologia: Aplique o azeite de oliva em suas mãos e, se quiser, cotovelos e outras partes ressecadas. Deixe o azeite de oliva agir sobre a pele por 10-15 minutos. Lave as regiões com água e sabão e, em seguida, aplique um creme para evitar o ressecamento da pele.

 

REUMATISMO E ESTRESSE

Banho de alecrim


Uso: Remédio caseiro usado contra reumatismo e para promover o relaxamento (causado por estresse).

Ingredientes– 50 g de alecrim.– 1 litro de água.

Preparação:– Leve a água para ferver e adicione as folhas de alecrim.– Deixar a infusão descansar por dez minutos (para se obter uma dose eficaz das substâncias ativas).– Filtre.– Adicione a mistura ao banho e relaxe.

Posologia– Tome um banho de cerca de 15 minutos.

 

HIGIENE ORAL, CORRIMENTO VAGINAL, HEMORRAGIAS, PERNAS PESADAS E FERIDAS

Banho de alquemila


Ingredientes– 50 g das partes aéreas de alquemila.– 1 litro de água.

Preparação:– Leve a água para ferver e adicione a alquemila.– Deixar a infusão descansar por dez minutos (para se obter uma dose eficaz das substâncias ativas).– Filtro.– Adicione a mistura ao banho e relaxe.

Posologia:A dose varia com a doença. Por exemplo, no caso de higiene oral para lavagem da boca (gargarejar), para corrimento vaginal e outras doenças vaginais como banho de assento e banho, no caso de pernas pesadas.

 

VARIZES

Banho de arruda


Ingredientes:Para preparar um banho arruda, use:– 2 xícaras de folhas frescas de arruda.– 5 litros de água.– Uma pequena tigela (para imersão dos pé e parte inferior das pernas).

Preparação:– Ferva os 5 litros de água e transferir a água para uma tigela pequena.– Adicione as 2 xícaras de folhas frescas de arruda aos 5 litros de água e misture.– Deixar esfriar um pouco, mas não demais (as folhas de arruda que ficam na água quente estão em uma decocção e têm um alto teor de ingredientes ativos).

Posologia– Mergulhe os pés no banho quente que contém as folhas de arruda por 30 minutos.– Lavar com água fria.– Use até três vezes por semana em dias alternados.

Nota importante:Não exponha as pernas ao sol dentro de 2 horas após o banho. A arruda podem causar queimaduras graves se exposta ao sol (leia mais informações sobre ele na nossa página especial sobre a arruda).

 

CANDIDIASE

Banho de assento de barbatimão
 

Ingredientes:Para fazer um banho de assento de barbatimão você irá precisar de:


2 xícaras de chá de casca de barbatimão; 2 litros de água;Uma colher de sopa de suco de limão (ou vinagre);

Preparação:– Ferva a água com as cascas de barbatimão por 15 minutos. Depois deste tempo, coe e acrescente a colher de suco de limão (ou vinagre, se preferir).

Posologia– Faça lavagens com o líquido quando julgar necessário.

CONTRA-INDICAÇÃO:Não ingerir.

 

HEMORRÓIDASE DISTURBIOS VENOSOS
 

Banho de assento hamamélis


Ingredientes: Para uma xícara de infusão de hamamélis utilize:– 1 a 2 gr de *folhas secas de hamamélis– Cerca de 200ml de água (mais para os banhos de assento)* É possível encontrar as folhas secas de hamamélis à venda em farmácias, lojas especializadas ou herbolários.

Preparação– Ferva a água e adicione as folhas secas de hamamélis.– Deixe em infusão por cerca de dez minutos (para obter uma doce eficaz em substâncias ativas).

Posologia:Uso externo de hamamélis– Em caso de hemorróidas externas, banhos de assento à base de hamamélis podem ser de uma ajuda preciosa. Neste caso utilize a infusão de hamamélis preparada acima.Uso interno de hamamélis (infusão)– Beba uma xícara, 3 vezes ao dia, entre as refeições, em caso de hemorróidas ou pernas pesadas.

CALOS

Banho de camomila para os pés

Ingredientes:Para preparar um banho para os pés contendo flores de camomila, use:– 3-5 colheres de sopa de flores de camomila verdadeira.– 1 litro de água.

Preparação:– Prepare uma infusão de camomila: 3-5 colheres de sopa de flores de camomila verdadeira em um litro de água fervente. Deixe em infusão por 10 minutos.– Deixe esfriar um pouco.

Posologia– Mergulhe os pés no banho quente por 30 minutos.– Lavar com água fria.– Use 3 vezes por semana, em dias alternados.

 

 

ESTRESS

Banho de lavanda

Ingredientes– Flores de lavanda (alfazema) secas– Água.

Preparação: Pese cerca de 60 gramas de flores de lavanda secas.
Macere a lavanda no fogo baixo em cerca de 1 litro de água, durante meia hora. Cubra com uma tampa. Deixe esfriar.
Filtre a mistura
Adicione a mistura no banho.
E relaxe!Posologia– Tome o banho uma vez ao dia, por exemplo à noite, para relaxar e dormir melhor.

 

PROBLEMAS OCULARES(CONJUNTIVITE, TERÇOL,VISTAS CANSADAS, ETC...)

Banho ocular de eufrásia


Ingredientes– Partes aéreas secas de eufrásia (podem ser encontradas em farmácias, herbários ou colhidas da natureza e secas em casa).– Água.

Preparação:Atenção: como esta é uma preparação para os olhos, faça em um ambiente o mais limpo possível.– Adicione 2 a 3 gramas de eufrásia seca picada a 100 mL de água fervente. Deixe descansar por 10 minutos e filtre. Espere a mistura esfriar.

Posologia:Aplicar a mistura em compressas 3 ou 4 vezes ao dia.

 

QUEIMADURAS

Batata contra as queimaduras


Uso– Contra as queimaduras de primeiro grau (leves),

Ingredientes– Batatas.

Preparação:– Descasque as batatas– Rale a batata crua para fazer uma “pomada”.

Posologia– Coloque a “pomada” sobre a parte queimada (queimadura), com um pano por cima para mantê-la no lugar.A dor desaparecerá após alguns segundos. Assim que a sensação de calor voltar, coloque uma nova “pomada de batata” sobre a queimadura.

Fonte:http://www.criasaude.com.br/N159/remedios-caseiros.html

 

IR PARA O INICIO DESTA PÁGINA

IR PARA A PÁGINA INICIAL